domingo, 22 de maio de 2011

Terremoto no Japão atrasa produção do novo Civic no Brasil


Antes programado para julho deste ano, o lançamento do novo Honda Civic poderá ser realizado apenas para 2012. O motivo é o atraso na chegada de componentes importados do Japão, onde inúmeras fábricas da própria empresa e de fornecedores foram prejudicadas pelo terremoto seguido de tsunami que arrasou parte do país em março passado. As informações são do sindicato de trabalhadores da montadora em Sumaré (SP), que paralisaram as operações da planta por conta do risco de demissões motivado pela redução de 50% da capacidade de produção da instalação, também por falta de peças japonesas.


“Eles (Honda do Brasil) disseram que houve no Japão a decisão de cortar entre 30% e 50% o fornecimento de peças para todas as fábricas fora do país. No caso do Brasil, o corte será de 50% a partir de junho”, revelou Jair dos Santos, presidente do sindicato, à agência Reuters. A ação poderá ocasionar na demissão de 1.270 funcionários da linha. A fábrica da Honda em Sumaré emprega atualmente 3.431 trabalhadores.


Santos também revelou à fonte que “o lançamento de um novo veículo previsto para 2011 foi prorrogado para 2012”. Esse veículo, no caso, é o novo Civic, pois a marca não tem planos de lançar algum outro automóvel inédito no mercado nacional a curto prazo. A montadora, no entanto, não confirma a informação.

Em comunicado oficial, a Honda do Brasil esclarece que a empresa não tomou nenhuma decisão a respeito de demissões no país como consequência do atraso na entrega de componentes provenientes do Japão. O sindicato propõe a empresa preservar os empregos, mas com a jornada de trabalho reduzida para 5 horas e meia por dia. O plano dos trabalhadores também sugere férias coletivas intercalando blocos de 400 funcionários por mês, durante os próximos sete meses.
Fonte: iGCarros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails