quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Honda Brio deve ser produzido no Brasil em 2013, diz sindicato


“Agora, Honda City só feito na Argentina”, disse ao jornal Brasil Econômico um membro do sindicato dos metalúrgicos da região de Campinas ao ser perguntado sobre a possibilidade de o Brio ser feito em Sumaré, onde a Honda tem sua maior fábrica no continente. A fonte do jornal também explicou a razão disso: “o compacto será feito no Brasil em 2013″.

O carro a que ele se refere é o Brio, mas provavelmente uma versão brasileira do modelo asiático. A Honda sempre nega que o Brio venha ao país importado e que o modelo não tem características que agradariam o brasileiro, mas nada impede que a montadora esteja desenhando uma variante mais ao gosto nacional, talvez usando a plataforma desse carro que é praticamente a mesma da família Fit.

Mas como a Honda produziria o Brio (ou sua variante nacional) em Sumaré se lá não há espaço? Essa pergunta é que nos fizemos ontem já que o mesmo sindicalista disse que haverá 3º turno em Sumaré. Um cálculo simples, no entanto, comprova que há, sim, como produzir o modelo no Brasil em quantidades razoáveis.

A fábrica brasileira trabalha em dois turnos produzindo 620 carros por dia, o que dá pouco mais de 160 mil carro por ano. Caso abra um terceiro turno esse volume pode beirar 190 mil unidades. Somadas às 30 mil unidades que a unidade argentina é capaz de produzir hoje temos 220 mil veículos. O Civic, Fit e City vendem cerca de 150 mil a 160 mil unidades/ano. Ou seja, Sumaré poderia em tese produzir de 60 mil a 70 mil Brios por ano, o que dá quase 6 mil carros por mês. É um volume razoável para um produto vendido apenas como hatch e num mercado com uma enxurrada de lançamentos no segmento.

É o que venderia hoje a Nissan do March caso fosse possível importar a quantidade equivalente a demanda. Com suas rivais japonesas no segmento e a Hyundai prestes a estrear também, a Honda pode perder posições importantes no ranking de vendas além de um público que poderia migrar para seus demais modelos.

Na teoria, tudo perfeito. Vamos conferir na prática.
Fonte: BlogAuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails