segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Queda nas vendas faz Honda lançar Fit mais barato


No ano do recorde de vendas de carros no Brasil a Honda foi exceção. A montadora japonesa viu seus carros patinarem no mercado e foi das poucas que não tiverem crescimento acima da média. Pelo contrário: se não fosse a boa aceitação do crossover mexicano CR-V, o resultado teria sido muito pior.

A competição mais acirrada foi uma das causas, mas uma estratégia equivocada da marca também contribuiu para colocá-la numa situação defensiva. Desde o lançamento do primeiro Fit, em 2003, a Honda vivia de bem com o consumidor. Seus carros eram tão desejados que mesmo mais caros e com ágio praticado pelas concessionárias, mantinham filas de espera. Foi assim com o New Civic em 2006 e com o New Fit em 2008.

Mas a chegada do sedã City inverteu essa lógica. Caro, o modelo foi lançado com preços próximos aos do Civic, um sedã mais sofisticado e maior. Pela primeira vez, a Honda precisou oferecer descontos para um lançamento, o que acabou refletindo nas vendas tanto do Civic quanto do Fit, modelo com o qual o City compartilha diversas peças.

No fim, quem ganhou foi a concorrência. A Toyota viu seu Corolla passar o Civic e até o Fit acabou pagando, ao fechar 2010 com pouco mais de 40 mil emplacamentos, 16% a menos quem em 2009.

Depenado

Assim como fez com o City no ano passado, a Honda tenta agora uma tática extrema: acaba de lançar uma nova versão do Fit, a DX, que passa a ser a mais barata da linha simplesmente por perder itens de série. Vendida com câmbio manual ou automático, o modelo perdeu as rodas de liga leve substituídas por calotas, e o rádio de série. Com isso, o preço caiu de R$ 54.905 para R$ 51.805 no manual e R$ 58.905 para R$ 55.805 no automático, ou R$ 3.100 a menos.

Valores de tabela afinal em dezembro o Fit LX era vendido em promoção por R$ 49.900 em algumas lojas da marca. Se a ação dará resultado não se sabe, mas a Honda já tem uma outra carta na manga: no meio deste ano o Fit ganhará sua primeira reestilização, com pequenas mudanças mas que podem ajudar o monovolume a recuperar o terreno perdido.
Fonte: iGCarros

3 comentários:

  1. Eu sempre achei os carros da HONDA muito bons, mas muito caros também. A impressão que dá é que eles se sentem tão superiores que se dão ao luxo de cobrar fortunas pelos seus carros! O CITY pra mim foi a maior decepção, um carro pequeno com preço de sedã de luxo. Bem feito pra HONDA que viu a NISSAN crescer gigantescamente com carros bons e baratos! Espero que o consumidor brasileiro esteja aprendendo a comprar!

    ResponderExcluir
  2. Carlos,

    Perfeito o seu comentário.

    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Os carros da Honda são exelentes,porem eles se empolgaran tanto com as vendas,principalmente do Honda fit,que elevaram os preços drasticamente,que hoje voce consegui comprar um carro melhor do que o honda fit pelo preço bem menor.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails