quinta-feira, 17 de março de 2011

Honda lança carro mundial na Tailândia


A Honda acaba de colocar no mercado uma de suas principais apostas para os próximos anos no ramo de automóveis nos mercado emergentes. A novidade atende por Brio e foi lançado nesta quinta-feira (17) na Tailândia, o primeiro ponto de produção do novo carro mundial da marca. O modelo também será feito em outros países pelo mundo, incluindo o Brasil, onde começa a ser produzido a partir do segundo semestre de 2012.

Junto do lançamento, a Honda também revelou as primeiras informações do carro. A ficha do Brio tailandês inclui motor 1.2 iVTEC a gasolina de 90 cv e opções de câmbio manual de 5 marchas ou CVT, com relações infinitas. Segundo a fabricante, o modelo percorre 14 km/l em regime urbano e 20 km/l na estrada. A média de consumo fica em 17 km/l. A marca ainda divulgou as medidas do compacto: 3,61 metros de comprimento, 1,68 m de largura e 1,48 m de altura. A previsão de vendas no país asiático é de 40.000 unidades por ano.

Apesar das dimensões diminutas, o Brio tem espaço para cinco ocupantes na cabine. O acabamento interno, conforme mostram as imagens, não possui nenhuma extravagância especial. Um exemplo dessa simplicidade pode ser visto no painel de instrumentos, que reúne todas as funções dentro de um semicírculo. Além disso, equipamentos como ar-condicionado e sistema de áudio (que possui porta USB e leitor de MP3) são itens opcionais.

O interior do Brio tailandês também deve mudar bastante em relação a versão que será fabricada no Brasil, em Sumaré (SP), embora a marca ainda não confirme. As alterações deverão começar pela mudança da cor do acabamento de painel e bancos. Na Ásia, o consumidor prefere tons claros e combinações de cores nos revestimentos. Por aqui, a moda é outra. O brasileiro é mais acostumado com assentos cobertos por tecidos escuros.


Já o design do compacto tem uma certa inspiração no Fit atual. A parte frontal tem linhas pronunciadas e as laterais são enfeitadas com duas ondas, uma pouco abaixo dos vidros e outra que surge na parte inferior das portas. A traseira ainda tem uma curiosa porta de acesso ao porta-malas feita inteiramente de vidro temperado, como a do Volvo C30.

O preço do Brio na Tailândia foi fixado em 400.000 Baht, equivalente a R$ 20.000. Acrescente a este valor os altos impostos brasileiros e o lucro da montadora, e o custo do carro no Brasil deverá girar em torno dos R$ 30.000. Nessa faixa, a Honda brigará com modelos compactos “populares” nacionais, segmento encabeçado por Volkswagen Gol e Fiat Uno e que ainda conta com uma grande variedade de opções, como Ford Ka, Chevrolet Celta e Fiat Palio.
Fonte: iGCarros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails